OS SETE GRUPOS DE BACH

1. MEDO

 

ROCK ROSE: este floral combate o terror ou pânico que às vezes podemos sentir ao presenciar um acidente ou ao acordar de um pesadelo lúcido. O medo tratado pelo floral Rock Rose é extremo e específico: ele foi causado por alguma coisa. O floral nos ajuda a recuperar a calma.

MIMULUS: este floral serve para tratar o medo de coisas cotidianas, como doenças, dores ou solidão. O medo tratado com Mimulus é sempre um medo conhecido, o que significa que podemos nomear a causa de nossa ansiedade. Também serve para pessoas tímidas ou que têm medo de pessoas e situações sociais. O floral dá uma leve coragem àqueles que sentem medo e os ajuda a superar seu nervosismo.

CHERRY PLUM: o floral serve para o medo de perder o controle, o medo da loucura, por exemplo, ou de fazer algo inadequado e irracional, inclusive machucar a si mesmo ou outra pessoa. Quando estamos no estado em que precisamos deste floral, sentimos medo de perder a razão, de ter um ataque ou de ficarmos histéricos. O floral nos ajuda a encontrar paz e equilíbrio mental e recupera nossa calma e nosso bom senso.

ASPEN: para medos que não têm causa identificada, são medos desconhecidos. Ele oferece ajuda com sentimentos de apreensão, como aqueles sentimentos de preocupação de que "alguma coisa" está para acontecer. O medo tratado com Aspen pode ser oculto pelo medo "de deixar os cabelos em pé", embora nesse caso a causa também seja desconhecida. O floral nos ajuda a perceber a insignificância de nossos medos e os coloca em perspectiva. 

RED CHESTNUT: este floral nos ajuda quando tememos pela segurança, pela saúde ou pelo bem-estar de pessoas próximas. As pessoas que precisam do Red Chestnut são aquelas que se preocupam o tempo todo quando seus filhos saem para uma excursão com a escola, com medo de que eles possam cair ou se machucar de alguma forma. Quando o marido/a esposa faz uma viagem, não conseguem descansar até que ele(a) esteja novamente seguro(a) em casa. Este floral nos ajuda a colocar estes medos em perspectiva.

2. INSEGURANÇA

 

 

 

CERATO: esta planta vívida ajuda aqueles que duvidam de seu próprio julgamento. As pessoas que precisam do Cerato tomam decisões sem muitos problemas, mas como desconfiam de sua intuição, buscam a aprovação de outros. Essas pessoas perguntam aos amigos o que eles acham e, ao ficarem confusas ou serem iludidas, podem acabar seguindo um conselho ruim. O Cerato nos ajuda a ter mais confiança em nosso próprio julgamento.

SCLERANTHUS: para a indecisão, a incerteza e a dificuldade de decidir entre uma coisa ou outra. Devo ir ou devo ficar? Devo comprar isto ou aquilo? Primeiro escolhemos uma coisa, depois optamos por outra. Nossos dilemas podem ser desgastantes e causar muita confusão mental. O Scleranthus diminui essa incerteza. Ele nos ajuda a conhecer nossas mentes e a tomar decisões sem gerar muito debate.

GENTIAN: para quando nos sentimos desencorajados, desapontados ou inseguros ou quando estamos perdendo a fé. Normalmente resulta de uma decepção, como a perda do emprego ou a reprovação em algum teste. O Gentian nos ajuda a encontrar o caminho certo diante dessas circunstâncias ruins e a nos concentrarmos em melhores oportunidades. Podemos ter uma perspectiva mais positiva e nos sentir mais esperançosos.

GORSE: este floral recupera a esperança e o otimismo de pessoas que se tornaram tão pessimistas a ponto de desistir. Quando estamos no estado em que precisamos do Gorse, já perdemos todas as esperanças de sermos felizes ou de que haja uma virada positiva em nossa vida. Quando estão doentes, as pessoas que precisam do Gorse não têm fé em seu tratamento e acham que nunca irão melhorar. Elas podem até mesmo não procurar tratamento porque não acreditam em suas chances de recuperação.

HORNBEAM: este floral serve para um sentimento que a maioria de nós sente de tempos em tempos, talvez com mais frequência nas manhãs de segunda-feira: um desânimo para encarar o dia. No estado em que precisamos do Hornbeam, nos sentimos exaustos apenas ao pensar na próxima tarefa. Temos tendência a procrastinar porque tudo parece um fardo. O Hornbeam recupera a força de que precisamos para encarar o dia e seguir com nossas vidas.

WILD OAT: este floral não é feito de aveia (oat) mas de capim, e serve para aqueles que se sentem perdidos e insatisfeitos com o que estão fazendo ou com o que alcançaram na vida. E não encontram nada na vida pessoal, nem na vida profissional, que lhes traga o sentimento de realização que estão buscando. O Wild Oat ajuda as pessoas que se encontram neste estado a terem mais certeza do que desejam e a encontrarem um caminho que as conduza a mais realizações e satisfações.

3. FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

 

CLEMATIS: este floral nos ajuda quando nossos pensamentos estão muito voltados para o futuro, em vez do presente, ou quando passamos muito tempo sonhando acordados. As pessoas que precisam do Clematis podem parecer sonolentas ou desligadas, ou pessoas que ficam divagando com seus próprios pensamentos. Este floral nos ajuda quando estamos distraídos ou com pouca concentração. Ele permite que tenhamos prazer em desejar coisas, mas também nos ajuda a desfrutar do presente.

HONEYSUCKLE: a madressilva rosa produz o floral para aquelas pessoas cujos pensamentos pararam no passado. Podemos reviver lembranças felizes neste estado, mas às vezes a nostalgia se transforma em saudade, arrependimento ou até mesmo a recordação de eventos desagradáveis. O Honeysuckle abre a mente e traz o presente de volta para o nosso foco, desse modo, ainda podemos desfrutar e aprender com o passado sem ficarmos presos a ele.

WILD ROSE: a rosa canina comum produz o floral para aquelas pessoas que estão apáticas e desmotivadas. As pessoas que precisam do Wild Rose aceitam a vida como ela é, sem ficarem especialmente feliz ou infeliz com sua situação. No caso de uma doença, essas pessoas podem se conformar com o sofrimento. Este floral ajuda as pessoas que estão neste estado a encontrarem aquele toque de entusiasmo que torna a vida mais emocionante e gratificante.

OLIVE: este floral serve para quando nos sentimos exaustos depois de um sofrimento, de trabalhar demais ou por algum esforço de qualquer tipo. Nós nos sentimos sem energia e achamos difícil continuar com nossa rotina diária. O floral nos ajuda a recuperar nossas energias naturalmente, seja nos colocando em contato com nossas reservas ou nos ajudando a descansar e a nos recuperarmos.

WHITE CHESTNUT: Este serve para aqueles pensamentos fixos, discussões internas, ideias e preocupações que persistem em nossas cabeças, normalmente quando não há interesse o suficiente no momento para ocupar completamente nossas mentes. Às vezes estes pensamentos fixos causam insônia, pois essas pessoas não conseguem se desligar e relaxar. O floral nos ajuda a recuperar a paz e a tranquilidade mental. 

MUSTARD: este floral serve para tratar a tristeza e o desânimo que ocorrem sem qualquer motivo aparente: não há nada que possamos apontar e dizer: É por isso que estou triste. No estado em que precisamos do Mustard é como se uma nuvem negra aparecesse, colocando uma sombra sobre a alegria de nossas vidas. O floral Mustard nos ajuda a dissipar essa nuvem e a recuperar a alegria.

CHESTNUT BUD: este floral, feito do broto da árvore de castanha-da-Índia, serve para quando não aproveitamos ao máximo uma experiência e continuamos a repetir os mesmos erros. Quando não aprendemos com as experiências vividas ou temos dificuldades em reter informações. Ele nos ajuda a ser mais observadores e a aprender mais facilmente com as lições que a vida ensina diariamente.

4. SOLIDÃO

 

 

 

WATER VIOLET: para pessoas que preferem ter um estilo de vida mais solitário. Elas não se impõem a outras pessoas e, por sua vez, não gostam que outros sejam impostos a elas. Elas guardam seus assuntos para si mesmas e gostam de ter privacidade. São serenas e independentes, podem passar o dia em silêncio e são eficientes, mas às vezes podem parecer indiferentes e orgulhosas. Isso faz com que construam uma barreira, criando uma distância entre elas e os outros. É quando elas começam a se sentir solitárias.

IMPATIENS: as pessoas no estado Impatiens têm tendência a serem solitárias, pois acham tudo e todos muito lentos, então preferem seguir no próprio ritmo. Elas trabalham, conversam e andam rapidamente, sempre com um sentimento de urgência, e tendem a ser inquietas, a terminar as frases de outras pessoas e a assumir as tarefas para terminá-las o mais rápido possível. Essa falta de paciência pode causar irritação e tensão. Quando estamos neste estado, o floral Impatiens nos ajuda a adotar um ritmo mais tranquilo e a ter mais paciência.

HEATHER: estas pessoas que precisam de companhia e sentem-se solitárias quando não há ninguém para conversar. Elas podem começar a “alugar” qualquer pessoa que dê atenção a elas. Ficam absortas e acham difícil parar de falar de si. Então os demais podem começar a evitá-las, de modo que aumenta o risco de solidão. O Heather ajuda as pessoas desta natureza a pararem de pensar em si mesmas, a dar menos importância a seus problemas e a serem melhores companhias e mais atentas aos outros.

5. HIPERSENSIBILIDADE À INFLUÊNCIAS

 

 

 

AGRIMONY: este floral serve para pessoas que escondem preocupações, medos e ansiedades por trás de uma alegria natural. Elas fazem pouco de suas dificuldades e fingem que está tudo bem. São pessoas alegres e bem-humoradas, que amam a paz e ficam aflitas com discussões, preferindo rir dos problemas, como se não fossem importantes. Este floral ajuda essas pessoas a aliviar sua angústia oculta, e compartilhar seus problemas de forma mais honesta e encontrar maneiras de lidar com eles, em vez de fingir que está tudo bem.

CENTAURY: as pessoas que precisam deste floral são gentis, bondosas e extremamente ansiosas para agradar os outros. Elas acham difícil dizer “não” e podem ficar sobrecarregadas com trabalho ou serem facilmente pressionadas. Às vezes os outros não percebem suas dificuldades ou abusam de sua bondade. Este floral as ajuda a descobrir sua força interna, de modo que possam se defender e lidar com a dominância de outros.

WALNUT: as flores fêmeas da nogueira produzem este floral, que nos ajuda quando estamos no caminho que escolhemos, mas nos sentimos distraídos por circunstâncias ou ideias de outras pessoas. O floral oferece constância e proteção contra essas influências e também nos ajuda com a adaptação às mudanças na vida, como mudar de casa, mudanças de trabalho ou de escola, ou quando entramos em uma nova fase da vida.

HOLLY: este floral serve para os sentimentos fortes em relação a outras pessoas: ódio, rancor, inveja, desejo de vingança e desconfiança. Esses sentimentos podem sugar o amor que existe em nós e destruir nossa alegria. Nas palavras do Dr. Bach, no livro “Os Doze Curadores”: Para aqueles que algumas vezes são atacados por pensamentos dos tipos ciúme, inveja, vingança, suspeição. Para as diferentes formas de vexação. Dentro de si mesmos podem sofrer muito, frequentemente quando não há uma causa real para a sua infelicidade.

6. DESESPERO OU ABATIMENTO

 

 

 

LARCH: este floral restaura nossa autoconfiança quando nos sentimos incapazes de fazer as coisas direito e inferiores aos demais. Não acreditamos e nossa capacidade e pensamos que iremos falhar e que não alcançaremos o sucesso, e podemos nem sequer tentar. Isso faz com que as pessoas percam muitas oportunidades.

PINE: este floral serve para lidar com a culpa, seja ela merecida ou não. Talvez a pessoa se sinta culpada por algo que tenha feito ou não, ou pode culpar a si mesma pelos erros de outros. Às vezes, nos desculpamos por coisas que não são nossa culpa. Outras vezes, nos sentimos culpados, mas guardamos nossos sentimentos para nós mesmos, fazendo com que eles nos envenenem e aumentem excessivamente. Quando somos culpados, ele nos ajuda a aliviar o fardo da culpa e a seguir em frente.

SWEET CHESTNUT: este floral serve para quando sentimos que chegamos ao nosso limite e não podemos mais ver uma saída para nosso sofrimento. Neste estado, tentamos encontrar soluções e estamos determinados a não desistir, mas nada dá certo. Sentimos que estamos completamente deprimidos e desolados. O floral nos ajuda a diminuir a tristeza e a recuperar a esperança de termos alegria no futuro.

STAR OF BETHLEHEM: este floral serve para aquelas pessoas que sofreram algum choque, trauma ou perda. Por exemplo, o sofrimento de receber más notícias ou a perda de um ente querido. Este floral nos conforta e ajuda em tempos de sofrimento. Nas palavras do Dr. Bach: Para aqueles em grande sofrimento sob condições que por um tempo produzem grande infelicidade. O choque de notícias graves, a perda de alguma pessoa querida, o terror subsequente a um acidente". 

WILLOW: este floral nos ajuda quando estamos ressentidos ou sentimos amargura. Nós comparamos nossa falta de sorte à felicidade de outros e achamos que nossa vida é injusta. Sentimos pena de nós mesmos e podemos perder o interesse nas coisas que antigamente gostávamos. Este floral nos ajuda a não sentirmos pena de nós mesmos e a vermos nossas vidas de maneira mais positiva.

OAK: para pessoas corajosas que não se rendem a adversidades. Quando estão doentes, lutam o máximo que podem, testam um tratamento após o outro e ficam tristes e preocupadas se uma doença aparece para atrapalhar suas vidas. Quando se cansam, sua reação natural é a de se tornarem indiferentes, o que representa um abuso de suas forças que pode contribuir para que fiquem doentes. O floral ajuda as pessoas que estão neste estado a continuarem fortes, mas também traz equilíbrio para suas vidas, de modo que elas possam reconhecer seus limites e descansar.

CRAB APPLE: este floral ajuda quando nos sentimos sujos ou contaminados por algo. Talvez uma pessoa precise lavar as mãos o tempo todo ou precise ficar meticulosamente limpa e asseada, obcecada com a ideia de micróbios e sujeira. O Crab Apple também ajuda quando nos sentimos feios ou envergonhados por nossa aparência. Como floral de limpeza, limpa também nossos pensamentos obsessivos.

ELM: as pessoas que precisam deste floral são normalmente confiantes e capazes, até que sejam confrontadas por uma responsabilidade ou pressão inusitada. A quantidade de coisas que elas precisam realizar faz com que elas percam a confiança ou sintam-se deprimidas, porque não se sentem capazes de lidar com tudo. O Elm restaura a capacidade natural de lidar com a sobrecarga de maneira equilibrada.

7. PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS DEMAIS

 

 

 

CHICORY: neste estado, podemos começar a interferir nas vidas de outras pessoas ou podemos nos tornar manipuladores e tentar obrigar nossos amigos e nossa família a ficarem próximos, fazendo com que sejamos o centro de suas vidas. Este floral nos ajuda a canalizar nossos sentimentos de maneira positiva e a expressar nosso amor, dando liberdade àqueles que amamos.

VERVAIN: para pessoas que sentem necessidade de compartilhar suas crenças e opiniões, convertendo os outros para pensem da mesma maneira. Elas não conseguem aceitar injustiças e irão lutar pelo o que acreditam. São grandes entusiastas e empregam toda a sua energia em tarefas, o que pode levá-las à exaustão. O floral é necessário quando essas pessoas tornam-se exaustas ou têm tanta certeza de suas crenças que não conseguem ouvir outros pontos de vista. 

VINE: são líderes natos, confiantes e acreditam que têm razão nas coisas. Diferente do Vervain, não buscam discussões ou debates, nem tentam converter os outros. Elas dão comandos e usam a força de seu caráter para persuadir os outros a fazerem as coisas do seu jeito. Este floral nos ajuda a suavizar nossa abordagem ou a usar nossa força como uma virtude, e nos ajuda a sermos capazes de liderar sem dominar.

BEECH: no estado em que precisamos deste floral, achamos difícil entender as dificuldades de outras pessoas. As falhas, hábitos, defeitos  e forma de ser dos outros nos irritam e nos tornamos intolerantes ou críticos em relação às pessoas, vendo sempre o lado negativo. O floral Beech nos ajuda a sermos mais tolerantes e a perceber que outros modos de vida podem ser tão bons quanto os nossos.

ROCK WATER: neste estado podemos começar a negar certos prazeres e a agir como mártires, a nos tornar fanáticos ou levar a autodisciplina ao extremo, fazendo grandes esforços para atingir algum ideal, como se fossemos um exemplo para os outros. O Rock Water nos ajuda a relaxar, ser menos perfeccionista e a reduzir as exigências que fazemos a nós mesmos. É o único que não é derivado de uma flor, e sim feito com a água pura de uma fonte natural.

© 2020 Florais de Bach - Cursos e Workshops.