top of page

FLORAIS DE BACH

Foram desenvolvidos pelo médico inglês Dr. Edward Bach, na Inglaterra dos anos 1930. Especialista em cirurgia, patologia, bacteriologia e homeopatia, este renomado pesquisador inglês desenvolveu um sistema de tratamento que utiliza essências florais de árvores e arbustos silvestres, para o equilíbrio de problemas emocionais e estado de ânimo.

A Terapia Floral é uma prática Vibracional assim como a Homeopatia, Cromoterapia e a Musicoterapia, que utiliza a energia de determinadas flores para trabalhar o equilíbrio do organismo. Ao tomar os florais ingere-se o padrão energético das plantas, que atua no psiquismo, também uma forma de energia.

Não são para o corpo físico e sim para harmonizar os processos mentais e emocionais em desarmonia, buscando o equilíbrio energético, autoconhecimento e melhor qualidade de vida. São indicados, por exemplo, para medos, ansiedade, irritação, estresse, depressão, raiva, traumas, mágoa, ressentimento, insegurança, cansaço, angústia. E muitas outras emoções.

 

Os Florais de Bach, assim como os medicamentos homeopáticos, são compostos energéticos que não apresentam consistência química e nem efeitos adversos. Podem ser usados concomitante a todas as formas terapêuticas, pois não interagem com nenhum tipo de medicação.

 

A FILOSOFIA DE EDWARD BACH

O alicerce da filosofia do Dr. Bach é “Tratar a pessoa e não a doença; tratar e causa e não o sintoma”. Para ele, a emoção é a base fundamental da saúde! Considerava que a desarmonia do sistema se inicia na mente e nas emoções, tendo impacto no corpo físico posteriormente.

Bach diz que a doença é a cristalização da atitude mental. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a enfermidade. Afirma que a doença não é material e sim energética na origem, se torna aparente pelo estado mental negativo, a ação terapêutica deve atuar sobre a energia.

“O maior motivo do fracasso da ciência médica moderna é que ela trata os sintomas e não as causas.”

“O que conhecemos como doença é o resultado produzido no corpo, o produto final de forças profundas e duradouras. Mesmo que o tratamento material seja aparentemente eficaz e bem sucedido, se trata tão somente de um mero alívio temporário, se não se elimina a causa real.”

“A doença nunca será curada ou erradicada pelos atuais métodos materialistas, pela simples razão de não ser material, em sua origem. Aquilo que conhecemos como doença é o resultado final produzido no corpo, o produto final de forças profundas e de longa duração”.  Dr. Edward Bach, Os Doze Curadores, 1932.

A TERAPIA FLORAL

O objetivo da Terapia Floral de Bach é identificar a raiz dos problemas, a causa dos desequilíbrios, assim, a medida em que o organismo harmoniza como um todo, os sintomas podem gradativamente desaparecer. É um mecanismo natural, sem efeitos colaterais.

 

A seleção dos florais se faz a partir de estados emocionais e características pessoais em desarmonia, identificados durante a consulta floral. A terapia parte do aqui e agora, aportando mais clareza e equilíbrio, para um processo mais consciente e suave. Os florais identificados são explicados e discutidos com o cliente, para compor a fórmula de tratamento pessoal.

 

COMO USAR OS FLORAIS? 

As 38 essências que compõem o sistema podem ser combinadas entre si, até um número máximo de 6 flores por fórmula de tratamento. A dosagem padrão é de 4 gotas, 4 vezes ao dia. Nas situações agudas, a frequência pode ser aumentada.

 

Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde grávidas, recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Também apresentam excelentes resultados em animais e plantas.

Em seus mais de 80 anos de uso em diversos países, os florais tem sido utilizados por profissionais de todas as áreas da saúde, bem como por pessoas interessadas em seu bem estar e de sua família.

O SISTEMA FLORAL 

Dr. Edward Bach estudou a relação da saúde e doença desde muito cedo, e ao conhecer a Homeopatia começou a pesquisar plantas. Em seus últimos 8 anos  vida, dedicou-se a identificar plantas com propriedades curativas, relacionadas pelas vibrações energéticas das flores com estados mentais negativos dos seres humanos. Em1936, Bach finalizou o Sistema e classificou os 38 florais em 7 grupos, completando com a Fórmula de Emergências.

OS 7 GRUPOS DE BACH

1. Medo 

2. Incerteza e Insegurança

3. Falta de interesse no presente

4. Solidão

5. Hipersensibilidade a influências e ideias 

6. Abatimento e Desespero

7. Preocupação excessiva com os demais

FÓRMULA DE EMERGÊNCIAS - RESCUE REMEDY

Dr. Bach chamou esta fórmula de Rescue Remedy quando o formulou em 1934.

Indicada para situações de estresse agudo e consequências de acidentes. 

FÓRMULA LÍQUIDA 

Em gotas ou spray, composto por:

Star of Bethlehem – para as consequências de um choque ou trauma

Rock Rose – para sentimentos de terror ou pânico

Cherry Plum – para o descontrole dos sentimentos e da ação

Impatiens – para impaciência, tensão física e mental ou agitação

Clematis - para perda dos sentidos, desmaio ou tontura

 

Indicações e usos no dia a dia:

Para acidentes em geral e nas pressões do trânsito, nervoso antes de uma entrevista, crise ou trauma pessoal, estresse ante exames, visitas ao dentista, pré e pós-operatório, medo de falar em publico, medo  de viajar de avião, nervoso no dia do casamento, em caso de perdas e luto.

FÓRMULA CREME 

É a combinação dos cinco florais da fórmula líquida, com a adição do floral Crab Apple.

 

Indicações e usos no dia a dia:

Ferimentos leves, baques e escoriações, acne, picadas de insetos, alergias de pele, torcicolos, hematomas, massagens, inchaços nas pernas e pés, queimaduras de sol, dores musculares.

A HISTÓRIA DO RESCUE REMEDY

“Bach passou o inverno de 1933 e o começo da primavera de 1934 em Cromer, quando preparou uma combinação de três remédios para usar em emergências, em casos de acidente, choque, inconsciência, grande dor, medo ou pânico. A esta combinação deu o nome de Rescue Remedy, levando sempre um frasco da fórmula no bolso.

Os três florais que compunham a fórmula eram o Rock Rose, Clematis e Impatiens. Depois acrescentou mais dois outros florais a essa combinação, Cherry Plum e Star of Bethlehem, e verificou que era “extremamente valiosa, quando nenhum outro auxílio estava disponível”, diz Nora Weeks na biografia do Dr. Bach, escrita por ela em 1940, com o título As Descobertas Médicas de Edward Bach.

“Em uma ocasião, um homem que havia estado agarrado a um mastro de um barco naufragado por cinco horas em terrível tempestade, foi trazido à praia por um barco salva-vidas. Estava delirando e espumando pela boca, sem esperança e quase congelado, sua vida estava por um fio. Enquanto o homem estava sendo carregado pela areia, Bach repetidamente umedeceu seus lábios com a fórmula e antes que tirassem as roupas e o enrolassem em cobertores, ele estava se levantando e, em consciência perfeita, pediu um cigarro”. Nos conta ela.

barcorescue.png
rescue-grande-574x1024.jpg
bottom of page